ESTUDO COMPARATIVO DAS ALTERAÇÕES ENTRE AS VERSÕES ANTIGA E NOVA DA NR18

Authors

  • Tainan Weber Scolari Rodrigo André Klamt graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Alegrete/RS, em outubro de 2012. Em março de 2013 ingressou no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nível mestrado na área de Pavimentação, concluindo o mesmo em dezembro/2014. Entre janeiro e dezembro de 2013 atuou na Empresa Marlog Construções e Empreendimentos, com sede na cidade de Alegrete/RS. Entre dezembro de 2013 e dezembro de 2015 atuou como professor substituto na área de estruturas, do curso de Engenharia Civil, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Alegrete/RS. Atualmente é professor efetivo do curso de Engenharia Civil da URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) - Campus Frederico Westphalen.
  • Rodrigo André Klamt Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Frederico Westphalen/RS
  • Aline Mazzonetto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Frederico Westphalen/RS

DOI:

https://doi.org/10.5335/ciatec.v13i3.12085

Keywords:

NR18, Construção civil, Segurança, Norma regulamentadora

Abstract

O presente estudo teve por objetivo analisar as alterações apresentadas na nova redação da NR18 (portaria SEPRT n. 3.733, de 10 de fevereiro de 2020), de modo a especificar as novas proposições e discutir sobre a modernização da norma. Foram apresentados os principais itens da nova NR18, relacionando-os através de discussão e esquemas com o texto da antiga NR18. Além de fazer uma avaliação das mudanças e posteriormente um panorama dos pontos positivos e pontos negativos verificados. De modo geral, notou-se que a nova redação de NR18 trouxe mais liberdade para os proprietários, empresários e até mesmo para os responsáveis técnicos, entretanto essa liberdade resultou em uma maior responsabilidade aos profissionais legalmente habilitados. Constatou-se também, que de forma geral, a nova NR18 apresenta menos itens específicos e mais itens gerais, ou seja, menos especificidades de medidas e características. A nova redação contempla a substituição do PCMAT pelo PGR, mas que na prática continua semelhante.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Tainan Weber Scolari, Rodrigo André Klamt graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Alegrete/RS, em outubro de 2012. Em março de 2013 ingressou no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nível mestrado na área de Pavimentação, concluindo o mesmo em dezembro/2014. Entre janeiro e dezembro de 2013 atuou na Empresa Marlog Construções e Empreendimentos, com sede na cidade de Alegrete/RS. Entre dezembro de 2013 e dezembro de 2015 atuou como professor substituto na área de estruturas, do curso de Engenharia Civil, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Alegrete/RS. Atualmente é professor efetivo do curso de Engenharia Civil da URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) - Campus Frederico Westphalen.

    Engenheiro Civil pela Universidade Regional Integrada do Auto Uruguai e das Missões, Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus Frederico Westphalen e mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen. Atua profissionalmente como Engenheiro Civil na Prefeitura Municipal de São José das Missões, RS.

  • Rodrigo André Klamt, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Frederico Westphalen/RS

    Rodrigo André Klamt graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Alegrete/RS, em outubro de 2012. Em março de 2013 ingressou no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nível mestrado na área de Pavimentação, concluindo o mesmo em dezembro/2014. Entre janeiro e dezembro de 2013 atuou na Empresa Marlog Construções e Empreendimentos, com sede na cidade de Alegrete/RS. Entre dezembro de 2013 e dezembro de 2015 atuou como professor substituto na área de estruturas, do curso de Engenharia Civil, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Alegrete/RS. Atualmente é professor efetivo do curso de Engenharia Civil da URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) - Campus Frederico Westphalen.

  • Aline Mazzonetto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Frederico Westphalen/RS

    Acadêmica do 10º semestre de Engenharia Civil na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Das Missões - URI - Campus de Frederico Westphalen/RS; Atuou como bolsista voluntária de Iniciação Científica no grupo de pesquisa GEPAC (Grupo de Estudos e Pesquisas do Ambiente Construído), da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões com o Projeto de Tratamento de Efluentes com Rejeitos Industriais de Pedra Ametista: uma Proposta de Sustentabilidade e Desenvolvimento; Áreas de conhecimento e interesse: Construção Civil, Saneamento Básico e Meio-Ambiente;

Published

2021-11-18

Issue

Section

Artigos de Pesquisa nas Áreas de Ciências e Tecnologias

How to Cite

ESTUDO COMPARATIVO DAS ALTERAÇÕES ENTRE AS VERSÕES ANTIGA E NOVA DA NR18. (2021). Revista CIATEC-UPF, 13(3), 11-31. https://doi.org/10.5335/ciatec.v13i3.12085