ESTRATÉGIAS DO GUIA PMBOK PARA A GESTÃO DE PROJETOS DE PESQUISA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.5335/ciatec.v14i2.13785Keywords:
PMBOK, Gestão de Projetos, Projetos de Pesquisa, Instituição de Ensino SuperiorAbstract
Gerenciar projetos é altamente positivo e a inserção destas práticas no ambiente acadêmico pode ser acertada e benéfica. Neste contexto, esta pesquisa objetiva analisar como são estruturados os projetos de pesquisa de uma Instituição de Ensino Superior em relação às práticas de gerenciamento de um projeto, quando comparadas com os processos apresentados no Guia PMBOK. Assim, cinco etapas embasam esta pesquisa: definir uma estrutura conceitual-teórica, planejar o caso, coletar e analisar os dados e gerar diagnóstico. Os resultados foram obtidos a partir de um questionário online e entrevistas semiestruturadas com participantes de projetos de pesquisa. Uma das principais contribuições deste estudo é um framework que sintetiza como o Guia PMBOK se integra na gestão de projetos de pesquisa na instituição estudada.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.