USO DE FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA COM SEMICONDUTORES BASEADOS EM HIDROTALCITA E DIÓXIDO DE TITNIO PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES CORANTES
DOI:
https://doi.org/10.5335/ciatec.v14i3.13838Keywords:
Processo oxidativo avançado, fotocatálise heterogênea, dióxido de titânio, hidrotalcita, corantesAbstract
Efluentes corantes quando liberados no ambiente podem gerar danos aos ecossistemas, impedindo o acesso da luz e assim prejudicando diversos processos ambientais. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão bibliográfica a respeito do uso de processos fotocatalíticos heterogêneos baseados em compósitos HDL-TiO2 no tratamento de águas residuais de corantes. Atualmente os principais meios para o tratamento de corantes é o emprego de processos físico-químicos adsortivos, entretanto, alguns corantes apresentam alta estabilidade ao meio, dificultando a total remoção sem o emprego de processos avançados. Os POAs surgem como uma alternativa eficaz devido ao seu alto potencial redox, onde a fotocatálise heterogênea empregando dióxido de titânio apresenta vantagens devido a sua ótima atividade fotocatalítica, menor toxicidade e custos em comparação aos demais semicondutores disponíveis. Entre os desafios desse processo está o baixo potencial adsortivo do TiO2, devido a sua baixa área e porosidade, dessa forma, a incorporação em suportes argilosos, como a hidrotalcita, torna-se uma possibilidade para aprimorar as propriedades do semicondutor e assim melhorar o processo de fotocatálise.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.