INDICADORES PARA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Janaina Pasinato Universidade de Passo Fundo
  • Vandré Barbosa Brião UPF

DOI:

https://doi.org/10.5335/ciatec.v6i1.3398

Resumo

Uma crescente preocupação global com o desempenho sustentável das organizações é atualmente observada, assim como das ações adotadas e da transparência frente aos seus indicadores. Neste intento o Relatório de Sustentabilidade (RS) da Global Reporting Initiative (GRI) mostra-se como o principal instrumento de comunicação do desempenho econômico, ambiental e social das organizações. A GRI, além das diretrizes para a elaboração de um RS, dispõe também de suplementos setoriais com indicadores particulares às atividades desenvolvidas por cada setor da economia, para a organização relatora que deseja melhor e mais amplamente comunicar seu desempenho frente à sustentabilidade. Alguns setores da economia, como o da educação, ainda não possuem estes indicadores específicos. Neste intuito, realizou-se um estudo de caso na Universidade de Passo Fundo, usando-se de roteiros de entrevistas, de observação direta e da análise de documentos, com o objetivo de avaliar os indicadores da GRI para o caso da Instituição de Ensino Superior e também de obter novos indicadores que suplementem a estrutura do RS da GRI, com a finalidade de se obter uma estrutura de indicadores característicos à Instituição de Ensino Superior estudada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Janaina Pasinato, Universidade de Passo Fundo
    Arquiteta Urbanista, Engenheira de Segurança do Trabalho, Especialista em Gestão de Organizações Públicas de Saúde e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia/Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Universidade de Passo Fundo (UPF).

Downloads

Publicado

2014-06-30

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa nas Áreas de Ciências e Tecnologias

Como Citar

INDICADORES PARA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. (2014). Revista CIATEC-UPF, 6(1), 48-64. https://doi.org/10.5335/ciatec.v6i1.3398