EFEITO DO EXCESSO DE PESO DOS VEÍCULOS COMERCIAIS DE CARGA A PARTIR DE UMA ANÁLISE EMPÍRICO-MECANÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.5335/ciatec.v8i2.5031Abstract
Atualmente observa-se uma tendência da substituição dos métodos empíricos de dimensionamento de pavimentos flexíveis pelos empíricos mecanicistas. O objetivo deste trabalho foi verificar a adequação das cargas de tráfego às regulamentações referentes ao limite de peso, bem como a quantificação do efeito danoso proveniente de tal carregamento. Para tanto foram realizadas simulações no programa ELSYM5 para a determinação das deformações estruturais do pavimento e posterior cálculo do Fator de Equivalência de Carga (FEC) empírico-mecanístico. Foram utilizados dados de pesagem obtidos no ano de 2009 nos postos de pesagem localizados nas rodovias BR-153 e BR-369, bem como as cargas máximas permitidas por eixo, sem considerar a tolerância. Por fim, a partir da comparação dos FEC com os FECmáximo foi possível quantificar o efeito danoso proveniente do carregamento em termos de equivalência ao do eixo padrão de 8,2 t e perceber o quanto o excesso de peso afeta o desempenho final do pavimento.Downloads
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Published
2016-12-11
Issue
Section
Artigos de Pesquisa nas Áreas de Ciências e Tecnologias
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How to Cite
EFEITO DO EXCESSO DE PESO DOS VEÍCULOS COMERCIAIS DE CARGA A PARTIR DE UMA ANÁLISE EMPÍRICO-MECANÍSTICA. (2016). Revista CIATEC-UPF, 8(2), 50-61. https://doi.org/10.5335/ciatec.v8i2.5031