A CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE DISRUPTORES ENDÓCRINOS

Autores

  • Marcus Eduardo Maciel Ribeiro PUCRS IFSUL
  • Vitória Dalagnol Colégio Marista Rosário
  • Gabriela Hackmann Colégio Marista Rosário
  • Maurivan Güntzel Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5335/ciatec.v8i2.6200

Resumo

Disruptores endócrinos são grupos de substâncias químicas presentes, por exemplo, em objetos plásticos destinados ao acondicionamento de alimentos, sendo o Bisfenol A um de seus principais representantes. Seu consumo pode alterar o funcionamento do sistema endócrino de nosso organismo, podendo ser causa de câncer e infertilidade. O artigo relata uma pesquisa quantitativa realizada com estudantes do Ensino Médio em uma escola em Porto Alegre – Brasil. Um total de 234 estudantes de 1º e 2º anos do Ensino Médio responderam a um questionário com três questões, a saber: Você sabe o que são disruptores endócrinos?; Você conhece os riscos que os disruptores endócrinos podem causar a sua saúde?; Você tem interesse em obter informações sobre disruptores endócrinos?. Como principais resultados, tem-se o desconhecimento dos jovens a respeito do que sejam os disruptores endócrinos (aproximadamente 95% dos estudantes) e, também, dos problemas de saúde que podem essas substâncias podem causar (aproximadamente 35%).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, PUCRS IFSUL
    Bacharel e Licenciado em Química, formado em 1990 na PUCRS. Mestre e doutorando em Educação em Ciências e Matemática. Professor de Química do IFSUL
  • Vitória Dalagnol, Colégio Marista Rosário
    Estudante do Ensino Médio
  • Gabriela Hackmann, Colégio Marista Rosário
    Estudante do Ensino Médio
  • Maurivan Güntzel Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Professor da Faculdade de Química - PUCRS Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS

Downloads

Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos Sobre Ensino de Ciências e Tecnologias

Como Citar

A CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE DISRUPTORES ENDÓCRINOS. (2016). Revista CIATEC-UPF, 8(2), 62-70. https://doi.org/10.5335/ciatec.v8i2.6200