UTILIZAÇÃO DE ADSORVENTE NATURAL PARA REMOÇÃO DE FERRO(II) DE SOLUÇÃO AQUOSA – TRATAMENTO CINÉTICO E EQUILÍBRIO TERMODINMICO
DOI:
https://doi.org/10.5335/ciatec.v12i1.9825Keywords:
Adsorção; Fe(II); casca de amendoim; solução aquosa.Abstract
Nesse estudo foram realizadas as cinéticas, isotermas e tratamento termodinâmico para a adsorção dos íons Fe(II) presentes em soluções aquosas, utilizando como adsorvente a casca de amendoim natural. Foram avaliadas a influência de três temperaturas, 25°C, 35°C e 45°C, na adsorção de Fe(II). A elevação da temperatura a 45°C aumentou a capacidade de adsorção da casca de amendoim, indicando adsorção endotérmica. A cinética de adsorção foi analisada pelos modelos de Pseudo-Primeira Ordem, Pseudo-Segunda Ordem e Difusão Intrapartícula. O modelo de Pseudo-Segunda Ordem apresentou melhores coeficientes de correlação (R2 = 0,99) e se mostrou mais eficiente na descrição da taxa de adsorção. No modelo de Difusão Intrapartícula, o melhor coeficiente de correlação ocorreu no último estágio de adsorção (R2 = 099) indicando a etapa governante como sendo a fase de equilíbrio final. As isotermas estudadas para descrever o equilíbrio de adsorção do Fe(II) em diferentes temperaturas foram Langmuir, Freundlich, Langmuir-Freundlich e Radke-Prausnitz. Os melhores resultados do coeficiente de correlação foram encontrados nas isotermas de Freundlich, Langmuir-Freundlich e Radke-Prausnitz (R2 = 0,99). Foram analisados os parâmetros termodinâmicos da energia livre de Gibbs (ΔG°), entalpia (ΔH°) e entropia (ΔS°). Os valores negativos de ΔG° comprovam a viabilidade e espontaneidade do processo de adsorção do Fe(II) pela casca de amendoim.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.