A violência contra a mulher no Brasil sob a perspectiva da educação

Autores

  • Anaiza Queiroz de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
  • Dayane Lopes de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
  • Maria Aparecida Vieira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5335/srph.v24i1.16443

Palavras-chave:

Ensino Humanizador, Escola, Violência contra mulher

Resumo

O trabalho dialoga com a temática violência contra a mulher na perspectiva da educação. Como pergunta, eis: como a escola pode contribuir no combate à violência contra a mulher?  Trazemos como objetivo geral: pesquisar as contribuições da escola no combate à violência contra a mulher. E objetivos específicos: escavar a categoria violência contra a mulher nas fontes-texto, refletir acerca da valorização da mulher para uma sociedade mais justa e igualitária. Utilizaremos a pesquisa bibliográfica tomando como fundamentação teórica autores como Arriazu (2000), Cerisara (2002), Gadotti (2008), Libâneo (2012), Freire (2016) entre outros, com análise de conteúdo, Bardin (2011). Construímos um diálogo reflexivo com a categoria “mulher” e adentramos aos caminhos possíveis de um sistema de ensino humanizador, transformador e unido em gênero, tomando a escola como ponto de partida para esta reflexão.

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Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Vieira de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
    Added 2024-08-03 Last modified 2024-08-03

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Publicado

2025-07-10

Edição

Seção

Artigos Livres

Como Citar

A violência contra a mulher no Brasil sob a perspectiva da educação. (2025). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 24(1), 48-62. https://doi.org/10.5335/srph.v24i1.16443