Sistemas de posicionamento indoor (IPS) para aplicações de realidade aumentada: uma avaliação da precisão
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v12i1.10139Palavras-chave:
Precisão; Realidade Aumentada; Sistemas de Posicionamento Indoor;Resumo
A tecnologia realidade aumentada (RA) possibilita enriquecer o mundo real com informações oriundas do mundo virtual, através de um dispositivo tecnológico que execute aplicações em tempo real. Porém, a tecnologia RA, apesar de ser utilizada em diferentes setores, ainda possui limitações que impedem que seja inserida no campo industrial de maneira mais efetiva e abrangente. Entre as limitações que levam a que ainda não esteja madura estão limitações relacionadas à interação com o usuário, aos próprios dispositivos de hardware (que precisam ser mais confortáveis), e às técnicas de reconhecimento e rastreamento. O objetivo do presente estudo é avaliar a imprecisão gerada por dispositivos de localização indoor na medição de coordenadas virtuais para futura aplicação em RA no contexto industrial. Para isso, foi realizado um estudo dos sistemas de posicionamento indoor (IPS) existentes e destes foram selecionados apenas os que atendiam a premissa dessa pesquisa. Após isso, foram adquiridos produtos de mercado que representassem os três IPS selecionados e foram realizados ensaios de precisão, estabilidade e propagação de erro. Os resultados demonstraram que as tecnologias baseadas em imagens e ultrassom, representados pelos dispositivos Hololens e Marvelmind respectivamente, apresentaram excelentes resultados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).