Escalonamento de máquinas virtuais baseado em custo e tolerante a anomalias de tráfego de rede para Dados-como-Serviço
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v12i3.11220Palavras-chave:
Cloud computing, Dados-como-Serviço, análise de tráfego de rede, detecção de anomalias, escalonamento baseado em custoResumo
Os serviços de computação em nuvem são executados em diferentes níveis de abstração, envolvendo mais de um tipo de provedor, que alterna entre os papéis de cliente e provedor. Prejuízos causados por falhas são propagados nos diferentes níveis. Mecanismos para reduzir custos e prejuízos são importantes dada a larga escala. Neste trabalho foi proposto um modelo para escalonamento baseado em custo integrado ao mecanismo de detecção de anomalias de tráfego. O modelo de negócio de Dados-como-Serviço (DaaS) foi utilizado como estudo de caso para avaliar o impacto de anomalias. Os resultados demonstraram melhorias significativas na redução de custos e as perdas financeiras foram reduzidas para entre 15% e 26% dos valores convencionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).