Relé de salto de vetor no SIMULINK: implementação da técnica de anti-ilhamento em sistemas de geração distribuída

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.v13i3.11616

Palavras-chave:

Geração distribuída, Gerador síncrono, Ilhamento, Perda de rede, Salto de Vetor

Resumo

A crescente demanda por energia elétrica tem incentivado consumidores a investirem em geradores conectados junto às instalações consumidoras. Esse tipo de geração é conhecido como geração distribuída (GD). A GD apresenta vantagens, porém pode trazer alguns inconvenientes como o risco de alimentar um trecho de rede durante uma manutenção (operação ilhada). Para impedir que isso ocorra, as GDs devem possuir proteções que permitam identificar a perda de conexão com a rede. Entre os principais métodos de identificação de ilhamento estão os relés de salto de vetor. Estudos direcionados a detecção de ilhamento podem ser realizados utilizando diversos softwares, entre eles, pode-se citar, o MATLAB/SIMULINK. Porém, não há na literatura um documento que descreva com clareza como implementar uma simulação de detecção de ilhamento pelo método de salto de
vetor utilizando MATLAB/SIMULINK. Esse trabalho tem como contribuição fornecer uma orientação detalhada dessa implementação utilizando máquina síncrona servindo como guia para alunos que desejam iniciar estudos em geração distribuída.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

08-09-2021

Edição

Seção

Tutorial

Como Citar

[1]
2021. Relé de salto de vetor no SIMULINK: implementação da técnica de anti-ilhamento em sistemas de geração distribuída. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 13, 3 (set. 2021), 1–9. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v13i3.11616.