Relé de salto de vetor no SIMULINK: implementação da técnica de anti-ilhamento em sistemas de geração distribuída
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v13i3.11616Palavras-chave:
Geração distribuída, Gerador síncrono, Ilhamento, Perda de rede, Salto de VetorResumo
A crescente demanda por energia elétrica tem incentivado consumidores a investirem em geradores conectados junto às instalações consumidoras. Esse tipo de geração é conhecido como geração distribuída (GD). A GD apresenta vantagens, porém pode trazer alguns inconvenientes como o risco de alimentar um trecho de rede durante uma manutenção (operação ilhada). Para impedir que isso ocorra, as GDs devem possuir proteções que permitam identificar a perda de conexão com a rede. Entre os principais métodos de identificação de ilhamento estão os relés de salto de vetor. Estudos direcionados a detecção de ilhamento podem ser realizados utilizando diversos softwares, entre eles, pode-se citar, o MATLAB/SIMULINK. Porém, não há na literatura um documento que descreva com clareza como implementar uma simulação de detecção de ilhamento pelo método de salto de
vetor utilizando MATLAB/SIMULINK. Esse trabalho tem como contribuição fornecer uma orientação detalhada dessa implementação utilizando máquina síncrona servindo como guia para alunos que desejam iniciar estudos em geração distribuída.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).