Event logs gerados da simulação de diferentes cenários e analisados com mineração de processos.
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v13i2.12065Palavras-chave:
Comparação, Cotidiano, SimulaçãoResumo
A cada dia uma quantidade enorme de dados é gerada de sistemas gerenciados por informações. Geralmente esta informação é armazenada em banco de dados ou event logs. Mineração de processos pode utilizar esta informação para prover conhecimento útil para empresas. O objetivo deste trabalho é produzir event logs de diferentes cenários de simulação e analisá-los utilizando mineração de processos. Estes cenários tentam simular atividades contidianas em um ambiente de escritório. Um exemplo é o cenário de recurso fuzzy que tenta simular a incerteza inerente em atividades realizas por humanos. Para alcançar este objetivo algumas ferramentas open-source foram utilizadas. CPN Tools foi utilizada para construir e simular a Workflow net baseada na rede “Handle Complaint Process” e gerar os event logs durante as simulações. ProM foi utilizado para aplicar os algoritmos de process discovery e conformance checking nos event logs gerados. O algoritmo utilizado foi o Inductive Visual Miner. A comparação entre os cenários mostrou uma diferença significativa entre os tempos de execução devido ao propósito de cada cenário. Com este tipo de simulação de cenários, donos de negócios podem realizar simulações de possíveis cenários de sua empresa e estimar melhores deadlines para seus clientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).