Um estudo comparativo de ensembles híbridos para aplicações de previsão de séries temporais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v13i2.12067Palavras-chave:
Aprendizado de Máquina, Ensemble, Meta-heurística, Previsão de Séries TemporaisResumo
Previsões de séries temporais auxiliam a tomada de decisão em diversas áreas como marketing, economia e indústria, sendo que a principal finalidade é estimar o comportamento futuro de uma sequência de observações. Nesse sentido, conjuntos de modelos (ensembles) híbridos, que combinam modelos de aprendizado de máquina e estatísticos, têm se mostrado eficientes para prever séries temporais. Entretanto, a correta seleção dos modelos e da combinação em um ensemble é importante para assegurar o desempenho do sistema. Assim, este trabalho propõe e compara diferentes abordagens de ensembles híbridos para melhorar a previsão de séries temporais. São propostos um conjunto de modelos de previsão e diferentes estratégias de combinação para lidar com séries temporais de diferentes padrões. A primeira abordagem de ensembles combina um conjunto de modelos com acurácia utilizando quatro estratégias de combinação. Já a segunda abordagem ensemble seleciona automaticamente modelos e a combinação utilizando meta-heurísticas. As abordagens são comparadas utilizando um novo conjunto de dados de uma empresa de distribuição de cosméticos e um conjunto de dados público. Os resultados demonstram que os ensembles propostos são eficientes para diminuir o erro de previsão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).