Security analysis of the message queuing telemetry transport protocol
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v13i2.12163Palavras-chave:
Encriptação, firewall, internet das coisas, MQTT, segurança da informaçãoResumo
A internet das coisas tem como objetivo atribuir a objetos simples um pouco de poder de processamento computacional e conexão com uma rede para coletar dados e, em seguida, realizar análises. Contudo, devido à facilidade de uso, a implementação simpliï¬cada apresenta diversos problemas de segurança da informação. Este artigo apresenta procedimentos de ataque em um ambiente na internet das coisas usando o protocolo Message Queue Telemetry Transport. Nós usamos os programas Low Orbit Ion Cannon e Wireshark para procedimentos de ataque, comprometendo a integridade, conï¬dencialidade e disponibilidade de dados e da conexão de rede. Após realizar os procedimentos de ataque, implementamos métodos de segurança na rede, como criptograï¬a de dados e ï¬rewall, para proteger a integridade dos dados e evitar ataques à conexão de rede.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).