Desenvolvimento e validação do sistema Mining_RNA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v13i3.12285Palavras-chave:
Bioinformática, GEO, Microarranjo, Mineração de Dados, Sistema WEBResumo
O sequenciamento do genoma humano proporcionou o aprofundamento de diversos tipos de estudos e tecnologias de análise biológica, dentre estas, o microarranjo. A necessidade publicar os dados brutos dessas pesquisas impulsionou a criação de bancos de dados públicos onde essas informações pudessem ser indexadas e resgatadas. Essas bases são uma grande fonte de dados transcriptômicos que infelizmente acabam sendo subutilizadas. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um sistema WEB para mineração de dados em estudos transcriptômicos a partir de microarranjos armazenados no banco de dados biológico Gene Expression Omnibus (GEO), o Mining_RNA. Através de uma usabilidade passo-a-passo juntamente com uma série de filtros o sistema possibilita resgatar dados do GEO, calcular a expressão diferencial entre os genes de um estudo, possibilitando ainda análises estatísticas para cada gene do estudo analisado. O sistema foi validado através da comparação com a avaliação dos mesmos dados com o software GEO2R (eficácia aproximada de 98%) e no estudo original (eficácia maior que 90%). Mining_RNA pode ser um forte aliado dos pesquisadores para a reanálise de estudos transcriptômicos, possibilitando uma nova forma de analisar os dados e gerando resultados tão confiáveis quanto ferramentas já consolidadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).