Cidades inteligentes assistivas apoiando nos cuidados das pessoas com deficiência: um mapeamento sistemático
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v13i3.12322Palavras-chave:
Acessibilidade, Cidades inteligentes assistivas, Computação ubíqua, Tecnologia assistivaResumo
Com o avanço das tecnologias móveis e melhorias nos dispositivos sem fio tornou-se possível solucionar problemas no âmbito social das cidades e proporcionar uma gama de alternativas para melhorar e implementar cada vez mais ambientes inteligentes, facilitando a vida cotidiana. Isso também se aplica às cidades inteligentes assistivas, que tem como objetivo proporcionar maior acessibilidade às pessoas com deficiência (PCDs), com necessidades especiais ou idosos, por meio de recursos computacionais que possibilitam diminuir ou sanar uma necessidade encontrada proporcionando mais conforto, acessibilidade e oportunidades. Este artigo apresenta um mapeamento sistemático que relaciona artigos que visam ampliar a acessibilidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência em cidades inteligentes assistivas. Esta pesquisa baseou-se em seis fontes de dados gerando um total de 93.998 artigos. Destes, após cinco etapas de filtragem e classificação resultaram em 21 artigos selecionados de acordo com o propósito desta pesquisa. Constatou-se que 47,6% destes trabalhos visam a segurança via monitoramento para facilitar a locomoção e acessibilidade diária dos PCDs. Verificou-se que 9,5% dos artigos abordam a comunicação e 28,6% visam tanto a comunicação do usuário quanto sua segurança. O entretenimento foi o tema central de 14,3% dos artigos selecionados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).