Aplicação de classiï¬cador binário por RNC na detecção de acidentes de trânsito
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v13i2.12466Palavras-chave:
Acidente, AlexNet, Detecção, Rede Neural, ResNet-50Resumo
A possibilidade de que haja veículos que trafeguem sem a necessidade de um condutor, isto é, veículos autônomos, é um vislumbre da ficção científica que nos últimos anos vem ganhando notoriedade por grandes fabricantes e pesquisadores. É imperativa a necessidade de desenvolvimento de sistemas que possam dotar veículos autônomos de capacidade para a identificação antecipada de colisão com precisão e segurança, sendo um importante tópico arduamente explorado por diversas áreas, entre as quais destacam-se a visão computacional e a inteligência artificial pelo vasto potencial que ambas têm apresentado quando combinadas. Partindo dessa necessidade, este trabalho teve por objetivo empregar técnicas de visão computacional e inteligência artificial para o processamento e classificação de imagens extraídas de clipes curtos contidos em vídeos gravados, obtendo assim uma classificação binária de uma dada situação que identifica a ocorrência ou não de um acidente. Foram avaliadas duas arquiteturas de redes neurais convolucionais: AlexNet e ResNet-50, para a rotulação dos momentos em um conjunto de 19 vídeos, totalizando 201 clips e 18.064 imagens analisadas em 30 épocas na fase de treinamento. A eficácia dos modelos foi avaliada considerando as medidas F_1 score e Precision. Os resultados foram apurados em duas condições distintas: sem melhoramentos aplicados às imagens e com melhoramentos como a equalização de histograma. Os resultados foram: AlexNet F_1 score médio de 91,5% contra 89,5% da ResNet-50 para o primeiro caso e AlexNet F_1 score médio de 88% contra 91,5% da ResNet-50 para o segundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).