Desenvolvimento, Simulação e Validação de Protocolos MAC para Redes de Sensores Sem Fios
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v14i1.12679Palavras-chave:
OMNeT, Protocolos MAC, RSSF, SimulaçãoResumo
O estudo e implementação de redes de sensores sem fios eÌ um campo emergente da eletroÌ‚nica que estaÌ muito interligado com a internet das coisas. Juntas essas duas tecnologias possibilitam a recolha e transmissão de dados em cenaÌrios ondes redes comuns não são adequadas. Entretanto, devido aÌ€s limitações usuais que são impostas aos equipamentos usados, a conservação de energia se torna indispensaÌvel para a sua utilização. Por conta disso, foram criados diversos mecanismos para redução no consumo de energia, uma grande parte das quais passa pela implementação de novos protocolos MAC. Este artigo explica como podem ser feitas implementações desse tipo de protocolo em um simulador, o que permite que se avalie o seu desempenho sem os custos associados com estudos no mundo real. Para tanto, foram comparados os simuladores mais comuns usados neste campo de estudo e o OMNeT++ foi escolhido como o mais adequado. Depois disso foi feita uma demonstração praÌtica de como implementar um protocolo MAC nesse simulador e os resultados da simulação foram analisados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).