Aplicação da internet das coisas e aprendizado de máquina na identificação de doenças cardíacas pelas bulhas: um mapeamento sistemático
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v14i1.12913Palavras-chave:
Aprendizado de Máquina, Internet das Coisas, Sensores Vestíveis, Computação UbíquaResumo
Este artigo apresenta um mapeamento sistemático de trabalhos relacionados à aplicação de Internet das Coisas e Aprendizado de Máquina para realização de auscultação, com escopo na aquisição, processamento, análise da qualidade do sinal e apoio ao diagnóstico de disfunções cardiovasculares. Esta pesquisa abrange buscas de 2010 até julho de 2021 nas bases IEEE Xplore, PubMed Central, ACM Digital Library, JMIR - Journal of Medical Internet Research, Springer Library e Sciencedirect. A busca inicial resultou em 4.372 artigos e após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 58 artigos para leitura completa com o intuito de responder as questões de pesquisa. Os principais resultados são: dos 58 artigos selecionados foi constatado que 79,31% (46) citam métodos de observação de batimentos cardíacos com sensores vestíveis e estetoscópios digitais e 58,62% (34) fazem menção aos cuidados utilizando algoritmos de aprendizado de máquina. A análise do artigos demonstrou a tendência do uso de serviços inteligentes no diagnóstico de disjunções cardiovasculares.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).