Reduzindo incertezas e imprecisões na análise quantitativa de riscos de projetos utilizando a lógica fuzzy
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v14i1.13008Palavras-chave:
Análise Quantitativa, Gestão de Riscos, Lógica FuzzyResumo
O gerenciamento de riscos é um dos principais fatores atribuídos ao sucesso dos projetos porém, muitos não auferem os resultados esperados por falhas na etapa de planejamento. A utilização de ferramentas de quantificação de riscos usualmente é baixa e, devido à natureza singular dos projetos, torna-se difícil a utilização de dados históricos. Portanto, a consulta de um especialista é essencial para o planejamento de risco, embora tal opinião possa conter um alto grau de incerteza. Esse trabalho propõe uma metodologia que utiliza a Lógica Fuzzy e permite a estimação da probabilidade de ocorrência de riscos na análise quantitativa pelo levantamento de seus atributos, com base na opinião especializada, reduzindo a subjetividade. Por intermédio da sua aplicação em um estudo de caso, verifica-se que, em média, a probabilidade informada pelo especialista com base na sua experiência difere em 9,58% daquela encontrada pelo cálculo do valor através da extração dos atributos. O método mostra-se eficaz, portanto, na redução da subjetividade pois extrai e calcula fatores que pesam na escolha da probabilidade, melhorando a avaliação dos riscos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).