Improved low-cost 3D reconstruction pipeline by merging data from different color and depth cameras
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v14i2.13045Palavras-chave:
Fotogrametria, Reconstrução 3D de Baixo Custo, Sensor de ProfundidadeResumo
O desempenho dos métodos tradicionais de captura 3D influenciam diretamente na qualidade dos modelos 3D reconstruídos digitalmente. Com o objetivo de obter modelos tridimensionais de baixo custo completos e bem detalhados, este trabalho propõe um pipeline de reconstrução 3D usando nuvens de pontos de diferentes sensores, combinando capturas de um sensor de profundidade de baixo custo pós-processadas por técnicas de Super-Resolução com imagens RGB de alta resolução adquiridas por uma câmera externa apicadas sobre algoritmos de Structure from Motion e Multi-View Stereo. A principal contribuição deste trabalho inclui a descrição de um pipeline completo que aprimora o estágio de aquisição de informações e mescla dados de diferentes sensores. Várias fases do pipeline de reconstrução 3D também foram especializadas para melhorar a qualidade visual do modelo. A avaliação experimental demonstra que o método desenvolvido produz resultados bons e confiáveis para a reconstrução 3D de baixo custo de um objeto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).