Aplicativo para auxiliar pessoas com deficiência visual no reconhecimento de cédulas de dinheiro em Real com a técnica de Redes Neurais Artificiais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v14i3.13058Palavras-chave:
Cédulas de dinheiro, deficiência visual, reconhecimento de imagem, redes neurais artificiaisResumo
A deficiência visual afeta cerca de 3,4% da população brasileira, ou seja, cerca de 443 mil pessoas. Dentre os diversos problemas enfrentados por elas, destaca-se o uso do dinheiro, para o qual dependem do auxílio de pessoas conhecidas para realizar a identificação das cédulas. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo desenvolver um aplicativo para smartphones que as auxilie no reconhecimento de cédulas de dinheiro em Real. Para realizar o reconhecimento das imagens das cédulas de dinheiro em Real foram utilizadas as Redes Neurais Artificiais, que vêm ganhando visibilidade quando se trata de reconhecimento de padrões em imagens. Como resultados obtidos, destaca-se que o modelo reconhecedor de cédulas de dinheiro teve uma assertividade de 95% sobre o dataset de teste. Um processo de avaliação do aplicativo desenvolvido foi realizado com cinco usuários com deficiência visual, que utilizaram-no e responderam questões a fim de mensurar o seu nível de satisfação em relação ao uso do aplicativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).