Diferenciação e caracterização de municípios produtores de bovinos de corte no bioma Mata Atlântica segundo o Censo Agropecuário 2017
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v14i2.13473Palavras-chave:
Aprendizado de máquina, Sistemas de produção, TipologiasResumo
O objetivo deste trabalho é tipificar os municípios produtores de bovinos de corte do bioma Mata Atlântica a partir de dados do Censo Agropecuário 2017 e empregando técnicas de aprendizado de máquina. Tabulações especiais do censo foram necessárias para agregar os estabelecimentos agropecuários por município, com ênfase nas características técnicas dos sistemas de produção pecuária. Identificaram-se quatro grupos de municípios segundo os padrões de produção do bioma: dois grupos de alta tecnologia, um deles com destaque para confinamento; um grupo de tecnologia intermediária e outro de baixa tecnologia. O mapeamento dos distintos padrões de produção ao longo do território pode apoiar ações de pesquisa, de transferência de tecnologia e de desenvolvimento mais apropriadas às diferentes situações dos produtores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).