Transfer learning applied to bivariate forecasting on product warranty data
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v15i2.14154Palavras-chave:
Análise de dados de garantia, aprendizado de máquina, confiabilidade, previsão de taxas de reparoResumo
A confiabilidade e o gerenciamento de recursos de produtos com garantia são importantes. Além disso, o número de falhas de um produto ao longo do tempo de uso e nível de gastos pode assumir diferentes distribuições. Abordagens com modelos paramétricos trazem bons resultados quando há uma distribuição normal, e a aplicação de Aprendizado Profundo (Deep Learning - DL) é muito promissora. Apresentamos uma nova metodologia para a aplicação de modelos de DL com aprendizado transferido para previsões bivariadas das taxas de reparo em produtos sob garantia. A solução foi aplicada a dados de uma empresa americana, registrados de 2015 a 2022, referentes a 12 tipos diferentes de peças de 69 tipos diferentes de carros. Uma avaliação do erro absoluto das previsões foi realizada para cada combinação de peça, carro e ano do modelo. Os testes mostraram que o modelo teve um bom desempenho na previsão de dados para 70 meses de serviço e 70.000 milhas, usando dados de carros com pelo menos 15 meses de serviço e 1.000 milhas como entrada. Concluiu-se também que a solução é robusta para casos de dados incompletos e distribuições distantes da distribuição normal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).