DASTData: a Fog-Cloud model for distributed storage and traceability of IoT data in Smart Cities
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v15i2.14234Palavras-chave:
Armazenamento Distribuído, Computação em Neblina, Computação em Nuvem, Fragmentação de Dados, Rastreabilidade de DadosResumo
Neste trabalho eÌ apresentada uma solução para armazenamento distribuiÌdo de dados em Smart Cities. AtraveÌs de uma arquitetura Edge-Fog-Cloud que particiona os dados atraveÌs da teÌcnica Sharding, eÌ proposto um modelo hieraÌrquico que manipula dados IoT gerados por Smart Cities. O problema estaÌ relacionado com as abordagens utilizadas para promover um ambiente integrado. Trabalhos relacionados tendem a utilizar abordagens focadas em nuvem que geram altas taxas de lateÌ‚ncia, e os que utilizam Fog Computing utilizam apenas a camada como middleware, não explorando maiores possibilidades de uso. Nesse contexto, este trabalho apresenta o modelo DASTData que visa possibilitar menores taxas de lateÌ‚ncia, mais segurança de dados, toleraÌ‚ncia a falhas, alta disponibilidade e consultas simultaÌ‚neas para promover uma melhor experieÌ‚ncia no gerenciamento e disponibilidade de dados em cidades inteligentes. AleÌm disso, nossa contribuição para a literatura, estaÌ relacionada aÌ€ proposição de uma arquitetura focada em possibilitar a rastreabilidade de usuaÌrios que possuem um comportamento moÌvel na cidade, proporcionando a capacidade de analisar padrões e ocorreÌ‚ncias atraveÌs da consolidação de dados de um ou mais indiviÌduos. Nos resultados obtidos atraveÌs dos testes realizados neste trabalho, observa-se que em consultas o DASTData eÌ ateÌ 73% mais eficiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).