Categorização de ações em vídeos de futebol utilizando uma arquitetura CNN-RNN
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v15i3.14743Palavras-chave:
Ações de Futebol, Classificação de Vídeos, Redes Neurais Convolucionais, Redes Neurais RecorrentesResumo
A extração de informações semânticas de vídeos de futebol tem diversas aplicações, como publicidade contextual, resumo de partidas e extração de destaques. As aplicações de análise de vídeos de futebol podem ser categorizadas em Detecção de Ações, Rastreamento de jogadores e/ou bola e Análise de jogo. Utiliza-se como base de dados uma versão modificada
do Dataset SoccerNet-v2, afim de reduzir o Poder Computacional mínimo exigido. A tarefa de Detecção de Ações torna-se difícil por conta da sobreposição de ações e também por causa das condições de captura de vídeo que tem diversos ângulos, anúncios e cortes de câmera. Para superar esses desafios, a Rede Neural Convolucional (CNN) e a Rede Neural Recorrente (RNN) são utilizadas em conjunto para classificar diferentes comprimentos de vídeos de ações do futebol.Utiliza-se uma CNN, InceptionV3, pré-treinada para a extração de características espaciais. Posteriormente, uma RNN, Unidades Recorrentes Fechadas (GRU), para o reconhecimento de sequências, que trata a dependência temporal e resolve o problema do desaparecimento de gradiente. Por fim, a camada Softmax atribui probabilidades decimais a cada classe. Chega-se a uma configuração de rede, com quatro ações classificáveis, e uma acurácia de 94%.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).