Intracranial hemorrhage detection: how much can windowing, transfer learning and data augmentation affect a deep learning model’s performance?
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v15i3.14792Palavras-chave:
Aprendizado Profundo, Aumento de Dados, Detecção de Hemorragia Intracraniana, Transferência de Aprendizado, WindowingResumo
A aplicação de Redes Neurais Profundas para detecção de hemorragia intracraniana a partir de imagens de tomografia computadorizada tem sido amplamente utilizada na medicina clínica. Em geral, a construção dessas soluções combina três tipos de abordagens: pré-processamento, transferência de aprendizado e aumento de dados. O objetivo deste estudo foi medir a contribuição de cada uma dessas abordagens e, assim, destacar qual abordagem tem mais margem de melhoria. Um estudo experimental foi realizado em um conjunto de dados público contendo imagens de tomografia computadorizada. A comparação foi realizada através do processo de validação cruzada estratificada, repetido 10 vezes para definir os intervalos de confiança para a avaliação de desempenho, medido pela área sob a curva \textit{Receiver Operator Characteristic} (ROC). A ResNet-50 foi a rede de aprendizado profundo selecionada. Os resultados mostraram que todas as abordagens aumentam o poder de generalização quando aplicadas isoladamente, e o aumento de dados oferece o ganho mais significativo para a solução de base. O experimento também mostrou uma oportunidade de melhorar a detecção de hemorragia intracraniana por meio da aplicação de novas técnicas de pré-processamento, uma vez que essa foi a abordagem que apresentou o menor aumento no poder discriminatório entre as abordagens investigadas. O teste de hipótese Wilcoxon emparelhado mostrou que nem todas as diferenças foram estatisticamente significativas, com um nível de confiança de 95%.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).