Revisão sistemática de Internet das Coisas aplicada em restaurantes e bares
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v15i3.14931Palavras-chave:
Bares e restaurantes, Internet das coisas, revisão sistemáticaResumo
Apesar da importância do setor de restaurantes, presente em todos os 5570 municípios brasileiros, observa-se problemas recorrentes. As principais dificuldades são o desperdício alimentar, segurança alimentar, falta de mão de obra qualificada,
consumo elevado de energia, gerenciamento de estoque e controle e monitoramento de equipamentos. A utilização de tecnologias para automação de processos, coleta de dados e suporte na tomada de decisões pode possibilitar o
desenvolvimento e gerenciamento desses estabelecimentos. Neste trabalho, objetiva-se mapear soluções que utilizem Internet das Coisas na área de restaurantes. Para isso, o método de pesquisa utilizado foi a revisão sistemática de literatura. Os resultados mostram que o setor de hospitalidade compõe uma fatia importante da economia dos países,
mas que ainda possui dificuldades em gerenciar questões relevantes como desperdício e segurança alimentar. Por essas e outras necessidades, a aplicação de tecnologias em evolução, como é o caso da Internet das Coisas, pode se tornar uma ferramenta útil para o desenvolvimento de restaurantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).