Aprendizado profundo Aplicado à classificação de doenças foliares do milho
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v16i2.15390Palavras-chave:
Agricultura, Aprendizado Profundo, Doenças Foliares, Redes Neurais Convolucionais, Transferência de AprendizagemResumo
A busca pelo desenvolvimento de modelos inteligentes capazes de resolver problemas complexos é cada vez mais recorrente em diversas áreas. Uma delas é a agricultura, onde as doenças são uma grande preocupação, principalmente pelas perdas de produtividade, impacto social e ecológico que podem causar. Assim, o emprego da tecnologia no auxílio à tomada de decisão pode ser um aliado no acompanhamento do cultivo, e, consequentemente, no sucesso da colheita. O Aprendizado Profundo é uma subárea do Aprendizado de Máquina que tem obtido casos de sucesso no desenvolvimento de modelos inteligentes, se destacando na detecção e classificação de imagens, por meio da utilização de Redes Neurais Convolucionais. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar modelos baseados em Aprendizado Profundo para classificar doenças foliares do milho, por meio da análise de regiões em imagens da folha. A metodologia envolveu a utilização de Transferência de Aprendizagem, com a aplicação das Redes Neurais ResNet50 e VGG19 em um subconjunto de dados público com 3.838 imagens de folhas, divididas em quatro classes. Os resultados indicaram acurácia máxima de 98,31% utilizando a Rede Neural VGG19 e técnicas de aumentação de dados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).