Simulação da qualidade de cafés utilizando critérios da ABIC na discriminação de regiões com diferentes estruturas de dependência espacial
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v16i2.15439Palavras-chave:
Análise Discriminante, Café, Dependência Espacial, Simulação Monte CarloResumo
O artigo aborda a aplicação da análise discriminante em dados de proporção com dependência espacial, com foco na discriminação de cafés especiais em microrregiões simuladas. Utilizando simulações Monte Carlo, o estudo explora cenários com diferentes níveis de dependência espacial e funções de ligação, comparando os efeitos de modelos de semivariograma (esférico, exponencial e gaussiano) sobre a acurácia e precisão das análises. Os resultados indicam que a análise discriminante quadrática tende a ser mais eficaz para amostras menores (n = 25), enquanto a dependência espacial forte favorece o modelo exponencial, melhorando a especificidade e reduzindo a taxa de falso positivo com o aumento de n. Ao empregar a função de ligação complemento log-log, padrões semelhantes são observados, com o modelo gaussiano se destacando em amostras maiores. O estudo destaca a importância de escolher o modelo apropriado com base em fatores como dependência espacial, tamanho da amostra e função de ligação para garantir resultados precisos. O equilíbrio entre especificidade e sensibilidade é crucial na decisão final, evidenciando a necessidade de uma abordagem criteriosa para a análise de dados de proporção com dependência espacial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).