Análise de métodos de extração de palavras-chave para classificação de documentos jurídicos

Autores

  • Matheus S. Marinato Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação e Sistemas (PECS), Universidade Estadual do Maranhão (Uema)
  • Ewaldo E. C. Santana Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação e Sistemas (PECS), Universidade Estadual do Maranhão (Uema)
  • Antonio Fernando Lavareda Jacob Junior Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação e Sistemas (PECS), Universidade Estadual do Maranhão (Uema)

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.v16i2.15528

Palavras-chave:

Extração de palavras-chave, Classificação processual, Eficiência judicial

Resumo

Diante do expressivo aumento da demanda judicial e da crescente escassez de recursos na Justiça brasileira, torna-se imperativo investir em novas aplicações tecnológicas. Uma área crítica para análise é a tramitação dos processos, que ainda envolve diversas etapas conduzidas manualmente, incluindo a triagem inicial. Nesse contexto, esta pesquisa visa analisar as técnicas de extração de palavras-chave e verificar qual técnica de extração pode auxiliar na classificação de documentos jurídicos. Para isso, foram utilizados dois bancos de dados, um contendo 86 casos e o outro com 3.543 jurisprudências, ambos pertencentes ao Tribunal de Justiça do Maranhão. Os resultados mostraram que os métodos de extração Bertopic e YAKE obtiveram melhor desempenho para os dados jurídicos. Conclui-se que esses modelos têm o potencial de serem utilizados para proporcionar maior rapidez na distribuição processual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

05-08-2024

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

[1]
2024. Análise de métodos de extração de palavras-chave para classificação de documentos jurídicos. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 16, 2 (ago. 2024), 88–96. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v16i2.15528.