Análise de métodos de extração de palavras-chave para classificação de documentos jurídicos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v16i2.15528Palavras-chave:
Extração de palavras-chave, Classificação processual, Eficiência judicialResumo
Diante do expressivo aumento da demanda judicial e da crescente escassez de recursos na Justiça brasileira, torna-se imperativo investir em novas aplicações tecnológicas. Uma área crítica para análise é a tramitação dos processos, que ainda envolve diversas etapas conduzidas manualmente, incluindo a triagem inicial. Nesse contexto, esta pesquisa visa analisar as técnicas de extração de palavras-chave e verificar qual técnica de extração pode auxiliar na classificação de documentos jurídicos. Para isso, foram utilizados dois bancos de dados, um contendo 86 casos e o outro com 3.543 jurisprudências, ambos pertencentes ao Tribunal de Justiça do Maranhão. Os resultados mostraram que os métodos de extração Bertopic e YAKE obtiveram melhor desempenho para os dados jurídicos. Conclui-se que esses modelos têm o potencial de serem utilizados para proporcionar maior rapidez na distribuição processual.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).