Prevenção de ataques de injeção de regras de fluxo em SDNs utilizando Blockchains
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v16i3.15696Palavras-chave:
SDN,, Blockchain,, Segurança,, Análise de DesempenhoResumo
Devido a característica de programabilidade das Redes Definidas por Software (SDNs) tanto o software de controle como as aplicações de rede estão sujeitos a ataques, como por exemplo a injeção de regras de fluxo falsas. Desse modo, existe uma necessidade de se investigar soluções alternativas que permitam a verificação de integridade, autenticidade, corretude e acordo sobre o conjunto de regras de fluxo a serem implantadas nos comutadores. Nesse contexto, a distribuição segura de regras de fluxo pode ser implementada por meio de Registros Distribuídos (DLs), mais especificamente utilizando a tecnologia de Blockchains (BCs). Esta tecnologia permite a manutenção de um registro de informações de forma distribuída e colaborativa entre os participantes, sendo estes os responsáveis pela integridade e validação dos dados inseridos. Tendo isso em vista esse artigo apresenta uma proposta de um modelo integrado utilizando BC para suporte a segurança para a distribuição e estabelecimento de regras de fluxo em SDNs. O modelo proposto foi validado em ambiente emulado. Os resultados mostraram que o modelo proposto é eficaz contra ataques baseados em técnicas de injeção de pacotes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).