Uma investigação sobre os operadores genéticos no Algoritmo Evolutivo aplicado ao Problema do Percurso do Cavalo.
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v16i3.15725Palavras-chave:
Algoritmos Evolutivos, Métodos de Otimização, Problema do Percurso do CavaloResumo
A Computação Bioinspirada é uma área de pesquisa focada no desenvolvimento de técnicas inspiradas em fenômenos da natureza para a solução de problemas de otimização computacional, classificados como problemas NP. Neste trabalho, o
AE (Algoritmo Evolutivo) é implementado para a solução do Problema do Percurso do Cavalo (PPC). Este algoritmo é baseado na Teoria Evolucionista de Darwin, em especial, a Seleção Natural. O PPC, por sua vez, é um famoso problema combinatório, que pode ser utilizado para o aprimoramento ou desenvolvimento de algoritmos e para a solução de outros
problemas, como a criptografia de imagens. Leonhard Euler foi o primeiro a estudá-lo formalmente. O PPC consiste em encontrar uma sequência demovimentos—realizados pela peça de xadrez correspondente ao cavalo—que percorra todo o tabuleiro sem visitar uma casa mais de uma vez. Portanto, este trabalho teve como objetivo implementar o AE para a solução do PPC, melhorando os resultados encontrados na literatura, pormeio da implementação de novos operadores (seleção,mutação) e a inicialização central. O primeiro operador foi baseado na exploração de um campo de busca maior pormeio do cruzamento de pais dissimilares;
o segundo, na troca de genes (casas do percurso) por vizinhos válidos e o terceiro, foi utilizada a inicialização na casa central (ou aproximada) do tabuleiro. Os experimentosmostraram que o AE implementado foi capaz de resolver o PPC para tabuleiros nxn, com 5 ≤ n ≤ 20.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).