A systematic literature mapping on the security of 5G and vertical applications
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v16i3.16005Palavras-chave:
Aplicações verticais, 5G, Segurança, PrivacidadeResumo
Background: A implantação da infraestrutura 5G é um dos vetores para novos cenários de aplicação, pois permite maior largura de banda de dados, baixa latência e cobertura de sinal abrangente. Este sistema de comunicação suporta várias aplicações verticais, como saúde inteligente, cidades inteligentes, redes inteligentes e sistemas de transporte. No entanto, essas aplicações trazem novos desafios para as redes 5G devido a requisitos específicos para esses cenários. Além disso, como tecnologias baseadas em software, incluindo fateamento de rede, redes definidas por software, virtualização de funções de rede e computação de borda de acesso múltiplo, são parte fundamental da arquitetura 5G, a rede pode expor essas aplicações a novas preocupações de segurança e privacidade. Resultados: Este estudo resume a literatura existente sobre a segurança das aplicações verticais do 5G. São destacadas vulnerabilidades, ameaças, ataques e soluções para as aplicações verticais do 5G. Foi realizado um mapeamento sistemático da literatura para discutir os desafios de segurança e privacidade em relação às aplicações verticais do 5G. Foram revisados 389 artigos de um total de 2.349, identificados por meio de uma busca, e foram discutidas vulnerabilidades, ameaças, ataques e soluções para as aplicações verticais em 5G. Conclusões: Cidades inteligentes, Indústria 4.0, transporte inteligente, serviços públicos, redes inteligentes e saúde inteligente são aplicações verticais com preocupações relevantes de segurança. Foi observada a necessidade de mais pesquisas, uma vez que 5G e as aplicações verticais evoluem continuamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).