Estudo comparativo entre implementações neuromórficas utilizando Redes Neurais Pulsantes conectadas por Redes-em-Chip
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v17i1.16019Palavras-chave:
Chips Neuromórficos, Hardware, PRISMA, Redes Neurais Pulsantes, Redes-em-ChipResumo
A implementação eficiente de redes neurais em hardware, especialmente usando redes-em-chip para interconexão de redes neurais pulsantes em chips neuromórficos, é um avanço significativo em sistemas computacionais que imitam o cérebro humano. Este estudo realiza uma revisão sistemática sobre a integração dessas tecnologias em chips neuromórficos, usando a metodologia PRISMA para analisar diversos estudos e comparar diferentes abordagens em hardware. Os resultados destacam a importância de soluções eficientes em energia e desempenho para inteligência artificial. Apesar dos desafios técnicos, a computação neuromórfica está evoluindo rapidamente, com potencial para impulsionar várias tecnologias emergentes. Os desafios incluem explorar modelos de neurônios, técnicas de aprendizagem e estratégias de interconexão e roteamento para melhorar a eficiência e desempenho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Victor Benvenutti Cavalheiro, Beatriz Oliveira Câmara, Janaina Gonçalves Guimarães

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).