Análise de Transferência de Aprendizado e Data Augmentation para Visão Computacional no Futebol de Robôs usando Aprendizado Profundo

Autores

  • Franklin Andrade de Brito Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Rodrigo C. de Barros Universidade Federal de Ouro Preto
  • André Luiz Carvalho Ottoni Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.v17i2.16154

Palavras-chave:

Aumento de Dados, Classificação de Imagens, Futebol de Robôs, Transferência de Aprendizado, Visão computacional

Resumo

O futebol de robôs é um campo promissor para avanços em computação e robótica, especialmente em visão computacional com Redes Neurais Convolucionais (CNN). Novos modelos nessa área podem otimizar a inteligência e autonomia de sistemas de aprendizado de máquina. Este estudo desenvolveu bases de dados para criar modelos de Classificação de Imagens e Detecção de Objetos em futebol de robôs humanoides, analisando o impacto do Transfer Learning (TL) e Data Augmentation (DA). Utilizando a plataforma Edge Impulse, experimentos com 5 classes de imagens foram realizados para Classificação de Imagens, enquanto 4 bases de dados com diferentes tamanhos de imagens foram usadas para Detecção de Objetos. Os resultados mostraram que TL aumentou a acurácia dos modelos de Classificação entre 11,25% e 38%, e a combinação com DA resultou em variações de até 3,5% na acurácia comparado a quando foi aplicado apenas TL. Na Detecção de Objetos, o aumento do número de imagens melhorou a acurácia em 33% e o Recall em 37%. Estes achados destacam a importância dessas técnicas para o aprendizado e interação de agentes robóticos em ambientes complexos. Futuros estudos podem focar no ajuste de hiperparâmetros e em novas arquiteturas para otimizar esses modelos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

16-08-2025

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

[1]
2025. Análise de Transferência de Aprendizado e Data Augmentation para Visão Computacional no Futebol de Robôs usando Aprendizado Profundo. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 17, 2 (ago. 2025), 1–10. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v17i2.16154.