A methodology for assessing UX dimensions in standardized questionnaires
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v17i2.16323Palavras-chave:
Avaliação, Critérios Hedônicos, Experiência do Usuário, QuestionárioResumo
A Experiência do Usuário (UX) abrange muitas e diversas variáveis, o que contribui para tornar sua avaliação uma tarefa complexa. A autoavaliação por meio de questionários é uma das formas mais comumente utilizadas para avaliar a UX, tanto de forma isolada quanto combinada com outros instrumentos ou técnicas, e atualmente existem muitos questionários padronizados e validados que podem ser facilmente aplicados. Nosso trabalho sugere um conjunto de dimensões para descrever diferentes aspectos da UX e, em seguida, propõe uma metodologia para quantificar e comparar o quanto diferentes questionários enfatizam cada uma dessas dimensões. Selecionamos, então, um conjunto de dez questionários para exemplificar o uso de nossa metodologia, comparando-os em um estudo de caso específico. Os resultados mostram que todos os questionários selecionados focam apenas em algumas das dimensões. Nossa pesquisa reforça a importância de conhecer diferentes instrumentos e ser capaz de compará-los, escolhendo o mais adequado ao contexto de uso.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).