Avanços nos sistemas de recomendação de artigos científicos: Uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v17i2.16376Palavras-chave:
Sistemas de recomendação, Artigos científicos, Contexto temporal, OpenAlexResumo
A abundância de artigos disponíveis destaca a crescente relevância dos sistemas de recomendação. Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de identificar o estado da arte dos sistemas de recomendação de artigos científicos. Foram identificadas abordagens que utilizam embeddings para capturar similaridade semântica, fatoração de matrizes probabilísticas para integrar relações entre artigos e autores. Os resultados indicam uma predominância de modelos híbridos, com utilização de LLMs e modelagem time-aware. Conclui-se que, embora haja avanços significativos, persistem lacunas relacionadas em padronização de métricas e reprodutibilidade dos experimentos, além de oportunidades para o desenvolvimento de modelos contextualmente personalizados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).