Performance Analysis of Ethernet Networks Through Quality of Service (QoS) Metrics Using Real and Virtual Machines
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v17i2.16481Palavras-chave:
Iperf3, Métricas de Desempenho de Redes, Qualidade de Serviço (QoS)Resumo
Qualidade de Serviço (QoS) engloba tecnologias utilizadas em redes de computadores para garantir um desempenho confiável de aplicativos. Consequentemente, as principais métricas de desempenho de QoS são a vazão, o atraso, o jitter e a taxa de perda de pacotes. Um problema com relação às redes de computadores é encontrar um ambiente ideal que garanta os requisitos mínimos de QoS, principalmente no home office. Portanto, este trabalho analisou o desempenho de uma rede de computadores em dois contextos, com e sem máquinas virtuais. Dessa forma, foi utilizado o Iperf3 para gerar tráfego de duas maneiras: originado de um cliente Iperf3 em uma máquina real; e originado de um cliente Iperf3 instalado em um SO virtualizado. Os testes utilizaram conexões UDP para dois servidores Iperf3: local (LAN) e remoto (WAN). O objetivo disso foi diferenciar serviços que requerem alta vazão dos que necessitam de atraso mínimo. As métricas de QoS utilizadas foram vazão, atraso, jitter e taxa de perda de pacotes. Os resultados destacaram a importância de minimizar a perda de pacotes para garantir uma comunicação eficiente, especialmente em serviços como entrega de \textit{e-mails} e transferência de arquivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).