Geração eficiente de soluções iniciais de alta qualidade para o problema de minimização de trocas de ferramentas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v17i3.16997Palavras-chave:
Descida em vizinhança variável, Heurísticas construtivas, Manufatura flexível, Otimização combinatória, Trocas de ferramentasResumo
Como problema de otimização, o problema de minimização de trocas de ferramentas retém diversos estudos no campo da pesquisa operacional sobre suas diferentes variações, enfatizado por sua relevância acadêmica e industrial. Embora os métodos atuais para solução deste problema reportem soluções de altíssima qualidade, o tempo computacional requerido tem se mostrado proibitivo frente ao aspecto prático do problema. Assim, neste trabalho, apresenta-se um método para geração de soluções válidas de alta qualidade em baixo tempo computacional, que possam ser utilizadas como soluções iniciais por métodos mais robustos, visando acelerá-los e contribuir para a qualidade final das soluções. A abordagem proposta consiste em uma nova implementação do método de descida randômica em vizinhança variável contendo buscas locais tradicionais e especializadas. Para geração do ponto inicial de exploração do método proposto, foram consideradas cinco heurísticas propostas originalmente para o problema do caixeiro viajante. Os resultados obtidos foram comparados com uma estratégia recente da literatura para geração de soluções iniciais e demonstraram melhoria significativa. Adicionalmente, o método proposto foi comparado ao atual estado da arte para o problema tratado e reportou um gap médio de apenas 5,36%, evidenciando a alta qualidade das soluções reportadas para o objetivo proposto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).