Uma aplicação de realidade aumentada para dispositivo móvel com sistema operacional Android
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2013.1813Palavras-chave:
realidade aumentada, dispositivos móveis, acessibilidadeResumo
Este artigo apresenta o uso de realidade aumentada em dispositivos móveis com sistema operacional Android, explorando as possibilidades de desenvolvimento de aplicações com essas tecnologias. Para avaliar as tecnologias, desenvolveu-se um protótipo de ferramenta com o intuito de proporcionar aos usuários maior acessibilidade na busca por informações em ambientes reais. A ferramenta auxilia seus usuários reproduzindo áudio com informações detectadas a partir de marcadores presentes no ambiente real. Os experimentos foram desenvolvidos com o intuito de auxiliar na localização de livros em uma biblioteca, onde se obteve a comprovação de que a realidade aumentada aliada ao uso de dispositivos móveis representa um grande potencial para o desenvolvimento de soluções nas mais diversas áreas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
02-04-2012
Edição
Seção
Artigo Original
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
[1]
2012. Uma aplicação de realidade aumentada para dispositivo móvel com sistema operacional Android. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 4, 1 (abr. 2012), 25–37. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.1813.