Análise da eficiência espectral para bandas licenciadas WiMAX considerando a duplexação e o perfil de tráfego
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2260Palavras-chave:
Técnicas TDD FDD. Simulação. WiMAx.Resumo
Este trabalho apresenta a comparação efetuada por meio de simulações de eventos discretos, realizadas com o software ARENA, das técnicas de Duplexação por Divisão no Tempo (TDD) e Duplexação por Divisão da Freqüência (FDD), técnicas presentes no padrão IEEE 802.16 e utilizadas pelo WiMAX nos canais bidirecionais de uplink e downlink. O modelo de simulação considerou na fila de chegada dos serviços o conceito FIFO e as simulações foram realizadas considerando cinco aplicações (Streaming, Download, Web, E-mail e Small-Transaction) para downlink e uplink. O parâmetro de eficiência considerado foi o número mínimo de canais necessário em cada um dos canais padrões. A análise efetuada permitiu identificar, dada estas condições de tráfego, qual das técnicas seria a mais indicada. Constatou-se ainda que em tráfego de dados assimétricos a técnica TDD se apresentou mais eficiente e, observou-se existir ociosidade de espectro na técnica FDD.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
04-09-2012
Edição
Seção
Artigo Original
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
[1]
2012. Análise da eficiência espectral para bandas licenciadas WiMAX considerando a duplexação e o perfil de tráfego. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 4, 2 (set. 2012), 72–82. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2260.