Um comparativo entre métodos computacionais para planejamento de redes de telecomunicações
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2579Palavras-chave:
Redes de Telecomunicações, Algoritmos Genéticos, Busca em grafosResumo
Com o aumento da dependência da sociedade moderna de redes de telecomunicações confiáveis e eficientes, viu-se aumentada à necessidade de criação e planejamento de novas redes. O aumento do poder computacional, bem como o domínio de novas técnicas, permitiu aos pesquisadores contar com estas ferramentas para auxiliarem no planejamento destas redes. O planejamento de uma rede de telecomunicações é um problema de alta complexidade computacional e por vezes muito difícil de ser resolvido até mesmo por um especialista. Duas abordagens para sistemas de suporte ao planejamento de redes são avaliadas qualitativamente, para poder-se indicar qual das duas abordagens possui uma melhor performance. Será utilizada uma solução implementada a partir de algoritmos clássicos e outra a partir de um algoritmo genético. Esta avaliação qualitativa será dada com base em um amplo estudo da bibliografia correlata para que o estudo de caso possa ser melhor avaliado. O estudo de caso é tratado com base em dois cenários com complexidades distintas, um com menor e outro com maior complexidade, para que possa ser avaliado o desempenho de ambas soluções em dois níveis de complexidade. Após a aplicação das diferentes implementações computacionais são apresentadas a avaliação individual e comparativa do desempenho das duas soluções.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
17-05-2013
Edição
Seção
Artigo Original
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
[1]
2013. Um comparativo entre métodos computacionais para planejamento de redes de telecomunicações. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 5, 1 (maio 2013), 14–25. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2579.