Uma análise do Twitter como ferramenta de apoio à aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2944Palavras-chave:
Mineração de textos, Redes sociais eletrônicas, Aprendizagem eletrônicaResumo
A Web 2.0 impulsionou um aumento significativo do uso de aplicações relacionadas às redes sociais. Nesse quesito, o Twitter tem se destacado por ser um meio eletrônico de colaboração, comunicação e troca de ideias entre usuários que possuem interesses em comum. Dentro do contexto de aprendizagem pode-se observar uma crescente adoção das redes sociais como recurso de apoio às aulas presenciais. Elas podem ser empregadas como extensões da sala de aula, provendo mecanismos para compartilhamento de ideias e discussão dos temas de estudo. Contudo, não há um consenso na literatura se essas ferramentas são, de fato, eficientemente utilizadas pelos usuários para esse fim. Sendo assim, este artigo apresenta um experimento realizado com alunos de graduação, onde o Twitter foi utilizado como ferramenta de apoio extra sala de aula. Os resultados empíricos obtidos no experimento apresentam o comportamento dos alunos diante da utilização do ambiente.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
19-09-2013
Edição
Seção
Artigo Original
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
[1]
2013. Uma análise do Twitter como ferramenta de apoio à aprendizagem. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 5, 2 (set. 2013), 85–95. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2944.