Repositório para o rastreamento de requisitos funcionais derivados de regras de negócio
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2014.3787Palavras-chave:
Rastreabilidade de requisitos, regras de negócio, requisitos funcionaisResumo
As mudanças nos negócios de uma empresa levam à adaptação das regras de negócio e dos sistemas de informação. Mas antes de executar as mudanças deve-se identificar o que precisa ser alterado no sistema e estimar o tempo e o custo para efetuar a manutenção. A rastreabilidade de requisitos auxilia a análise das consequências das mudanças e a verificação de inconsistências entre os requisitos. Porém, nos sistemas em que as regras de negócio e os requisitos são implementados juntos dificulta-se a rastreabilidade, pois as regras ficam escondidas nos requisitos e os detalhes de implementação são conhecidos apenas pelos seus desenvolvedores. Este trabalho propõe um repositório de requisitos de software, restrito aos funcionais, que permite relacionar as decisões e as regras de negócio e os requisitos de software, possibilitando rastrear os requisitos e sua origem nos negócios. Com a história dos requisitos documentada, incluindo as definições de negócio, é possível atribuir responsabilidades e efetuar avaliações de modificações futuras e de desenvolvimento de novos sistemas. A partir de um protótipo ilustra-se a aplicabilidade do repositório proposto nas áreas de negócio e de sistema.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
22-10-2014
Edição
Seção
Artigo Original
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
[1]
2014. Repositório para o rastreamento de requisitos funcionais derivados de regras de negócio. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 6, 2 (out. 2014), 61–75. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2014.3787.