Um framework de simulação voltado para interoperabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4660Palavras-chave:
Análise de custo de vida útil, Engenharia de Sistemas, SimulaçãoResumo
Os sistemas de informática vêm evoluindo muito e várias soluções prontas incorporam processos complexos que podem ter desenvolvimentos posteriores. Para tal, essas soluções devem se comunicar com facilidade, segundo o conceito de interoperabilidade. Um sistema com características de interoperabilidade deve permitir acesso a suas funcionalidades segundo padrões de comunicação abertos, aceitos pelo mercado, de forma a tornar transparente, ou quase, o processo de integração. A principal estratégia de interoperabilidade atual para os sistemas computacionais é a criação de web services, dentro de uma arquitetura orientada para serviços. Essa estratégia foi utilizada na implantação de um framework de simulação para análise de custo de ciclo de vida, viabilizando que ferramentas como Flex, Delphi e Visual C# possam tirar proveito do núcleo de cálculo, criando interfaces próprias para problemas específicos dentro do domínio, além de relatórios personalizados.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
30-04-2016
Edição
Seção
Artigo Original
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
[1]
2016. Um framework de simulação voltado para interoperabilidade. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 8, 1 (abr. 2016), 14–25. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4660.