Simulação de controle adaptativo de tráfego urbano por meio de sistema multiagentes e com base em dados reais

Autores

  • Gilberto Dessbesell Junior Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Rejane Frozza Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Rolf Fredi Molz Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4697

Palavras-chave:

Controle de tráfego urbano, Heurísticas para semáforos inteligentes, Simulação de tráfego urbano

Resumo

A população urbana cresce rapidamente e a quantidade de veículos, mais rápido ainda. Esse crescimento satura a infraestrutura de transportes, gerando lentidão, congestionamentos e aumentando o tempo das viagens. Os engarrafamentos têm causado transtornos econômicos, sociais e ambientais. Com o aumento do tempo das viagens e da quantidade de veículos nas ruas, aumentam também a poluição sonora e do ar. Além disso, diariamente os condutores enfrentam situações de estresse no trânsito. Melhorias nos sistemas de controle de tráfego têm sido propostas, mesmo assim ainda há muito a ser feito. Neste trabalho foi verificada a eficácia do emprego de agentes inteligentes para o controle do tráfego urbano, em ambiente de simulação multiagentes, a fim de reduzir os efeitos negativos dos congestionamentos. Foi utilizado o simulador de tráfego urbano SUMO para realizar a simulação do tráfego de veículos em uma região de Porto Alegre, RS. Dados reais a respeito da programação dos semáforos e do volume de tráfego foram utilizados. Após, foi desenvolvido um semáforo inteligente, que utiliza uma heurística para tomar suas decisões e a simulação foi realizada novamente. O resultado das duas simulações foi, então, comparado e os resultados encontrados foram considerados de grande relevância.

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Biografia do Autor

  • Gilberto Dessbesell Junior, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
    Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGPSI)
  • Rejane Frozza, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
    Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGPSI)
  • Rolf Fredi Molz, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
    Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGPSI)

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Publicado

31-10-2015

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

[1]
2015. Simulação de controle adaptativo de tráfego urbano por meio de sistema multiagentes e com base em dados reais. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 7, 3 (out. 2015), 65–81. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4697.