Combinando técnicas de análise estática e avaliação dinâmica para avaliação de código em ambientes de aprendizagem de programação
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2015.5362Resumo
O aprendizado da programação tem se revelado desafiador para a maioria dos alunos do ensino superior. A estratégia de ensino empregada é geralmente o learning by doing, envolvendo a aplicação de vários exercícios de programação. Essas atividades são facilitadas por ferramentas que possibilitam aos alunos a submissão da solução dos exercícios pela internet e automatizam o processo de correção. Este trabalho apresenta um mecanismo de feedback, que combina técnicas de análise estática e avaliação dinâmica de código, e um mecanismo de cadastro de casos de teste pelo docente, que automatiza a geração de casos de teste pela validação da assinatura das classes a serem submetidas, agilizando assim a realização dessa atividade pelo professor. Este estudo foi integrado a um ambiente virtual de aprendizagem para apoiar as disciplinas de programação, que contém funcionalidades para cadastro de projetos de programação e submissão de soluções pelos alunos, chamado Feeper. Uma avaliação deste trabalho foi realizada com uma amostra de conveniência de treze estudantes de graduação e pós-graduação em informática que usaram Feeper para desenvolver projetos de programação por três semanas. Após esse período, foi aplicado um questionário com questões fechadas cujas respostas seguiam a escala Likert de concordância. Os resultados da avaliação sugerem que as melhorias propostas e implementadas no Feeper aumentaram a qualidade do auxílio dado pela ferramenta aos alunos durante a programação de suas soluções.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
30-04-2016
Edição
Seção
Artigo Original
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
[1]
2016. Combinando técnicas de análise estática e avaliação dinâmica para avaliação de código em ambientes de aprendizagem de programação. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 8, 1 (abr. 2016), 114–129. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.5362.