Explorando a elasticidade de nuvens IaaS para reconfigurar dinamicamente aplicações n-camadas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v8i2.5414Palavras-chave:
Elasticidade, CloudSim, Nuvens Computacionais, IaaS, Servidores WebResumo
Com o surgimento das nuvens computacionais dinâmicas, aspectos de gerenciamento relacionados com provisionamento sob demanda, escalável e elástico, tornaram-se realidade para provedores e usuários. Nesse cenário, infraestruturas virtuais são provisionadas para hospedar serviços com elevado número de acessos, explorando a elasticidade oferecida pelos provedores para adaptar os recursos computacionais e de comunicação à carga de trabalho submetida, mantendo a qualidade do serviço hospedado. Usualmente, serviços hospedados na nuvem são decompostos em diversas camadas, sendo cada camada individualmente configurável. Uma reconfiguração pode ser iniciada a partir de um pico de processamento, latência elevada na resposta ao usuário final, entre outros indicadores, variando de acordo com as necessidades da aplicação hospedada. Nesse cenário, o presente trabalho propõe um mecanismo para reconfigurar infraestruturas virtuais elásticas, melhorando a relação entre tempo de resposta de uma aplicação n-camadas e o custo de provisionamento do serviço. O algoritmo utiliza o tempo de processamento das requisições submetidas à aplicação como limiar de elasticidade, aumentando o diminuindo o número de máquinas virtuais alocadas. A implementação e análise da solução foi realizada com o simulador de nuvens computacionais CloudSim. A análise experimental indicou uma diminuição no custo de provisionamento combinado com um menor tempo de resposta quando a aplicação é hospedada em uma infraestrutura elástica.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
01-09-2016
Edição
Seção
Artigo Original
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
[1]
2016. Explorando a elasticidade de nuvens IaaS para reconfigurar dinamicamente aplicações n-camadas. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 8, 2 (set. 2016), 2–15. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v8i2.5414.