[SA]2: uma abordagem consciente de situação para segurança em infraestruturas computacionais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2015.5579Palavras-chave:
Consciência de Situação, Processamento de Eventos, Segurança da InformaçãoResumo
As tecnologias computacionais estão cada vez mais integradas à vida cotidiana das pessoas, nas comunicações, no setor financeiro e até no entretenimento. Entretanto, todas as facilidades e oportunidades por elas oferecidas também acabam sendo objeto de interesse de pessoas mal-intencionadas, que usam esses recursos para cometer fraudes e ataques contra os sistemas de informação e/ou seus usuários. Logo, as organizações muitas vezes implementam tecnologias de propósitos específicos para promover a segurança de seus sistemas. Apesar de essas tecnologias auxiliarem na segurança do ambiente computacional, elas não proporcionam uma visão do ambiente como um todo. Tendo isso em vista, este artigo apresenta uma abordagem ciente de situação para segurança de ambientes computacionais, denominada [SA]2. A solução destaca-se pela arquitetura concebida para o fornecimento da ciência de situação, explorando diferentes funcionalidades desde a coleta, passando por um processamento híbrido de contexto, o armazenamento de dados contextuais e a decorrente atuação. A abordagem foi avaliada em um ambiente formado por servidores destinados a prover serviços de internet, mostrando-se estável e flexível quanto à visibilidade de aspectos de segurança em ambientes computacionais, possibilitando a detecção de situações de interesse a partir de eventos provenientes de fontes heterogêneas, atendendo às premissas de flexibilidade e dinamicidade das atuais infraestruturas de redes.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
30-04-2016
Edição
Seção
Artigo Original
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
[1]
2016. [SA]2: uma abordagem consciente de situação para segurança em infraestruturas computacionais. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 8, 1 (abr. 2016), 89–103. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.5579.